Olheiras: Como Acabar Com Elas?

A correria do dia-a-dia acaba interferindo diretamente em nossa aparência, de repente em um dia qualquer acordamos cheia de olheiras. Aqui vão algumas dicas para ajudar a combater essas terríveis bolsas que insistem em aparecer abaixo de nossos olhos. Confiram:
O que causa olheira?
- As olheiras são originadas por um depósito de melanina – pigmento escuro – na pele que podem ter várias causas como genética, cansaço, estresse físico ou emocional, noites mal dormidas e outros.
- Olheiras ocasionadas pelo estresse ou por uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece.
- Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. Neste caso, além da influência e do cansaço há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos e como a pele é bem fina o escurecimento é rápido.
- As principais causas são hereditariedade, exposição ao sol e má alimentação. Poucas horas de sono, estresse emocional ou físico e o excesso de dilatação das veias na região dos olhos também podem acentuar as olheiras.
- A área escurecida logo abaixo dos olhos pode estar ligada a doenças de origem sistêmica, alterações hormonais como a TPM, ou mesmo ao processo natural de envelhecimento, quando a pele tende a ficar mais fina e transparente.
Tipos de Olheiras:
Quando choramos, a região dos nossos olhos não fica vermelha e inchada? Pois é, isso acontece porque há um excesso de esforço sobre a região, que faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e fiquem mais visíveis. O mesmo acontece quando dormimos mal ou estamos muito cansadas.
Situações pontuais como esta são as mais fáceis de serem solucionadas. Uma boa e reparadora noite de sono ou um disfarce com maquiagem já dão conta do recado.
As tradicionais receitinhas caseiras também funcionam: água boricada, chá de camomila, pepino, cremes de arnica ou castanha da índia… Muitas substâncias naturais possuem real ação calmante e anti-inflamatória, mas o principal é que elas sejam usadas sempre geladas, pois a temperatura fria é a responsável pela constrição dos vasos.
Olheiras insistentes: Olheiras de cansaço que insistem em não desaparecer podem estar associadas ao estresse, má alimentação, excesso de álcool e cigarro. Para estes casos, não tem jeito, o melhor mesmo é tentar mudar alguns hábitos de vida.
Tratamentos:
1. Peeling: A opção mais moderna para se tratar olheiras é o laser com luz pulsada, mas os resultados são mais satisfatórios em peles clarinhas.  A aplicação é local e age diretamente sobre os vasinhos aparentes. São necessárias cerca de cinco ou seis sessões para se obter o resultado desejado.
2. Cremes: Em casa, os cremes devem ser aplicados em movimentos circulares, no sentido horário, seguidos de leves batidinhas na região.
3. Máscaras: Tratamentos com máscaras são muito usados em clínicas de estética, só que no primeiro momento as rugas e olheiras desaparecem e começam a voltar novamente.
Receitas: 
Muitas receitas caseiras do tempo da vovó para olheiras ainda existem, como: colocar uma rodela de pepino em cima dos olhos, fazer uma chá de camomila e colocar com um algodão sobre as pálpebras. Outra forma usada é guaraná gelado.
Uma boa receita caseira é fazer compressas com flores de limeira: Você deve ferver durante 10 minutos um punhado de flores de limeira com aproximadamente 250 ml de água limpa, então deixe esfriar, e coe as flores de limeira. Depois é só colocar sobre as pálpebras, utilizando um algodão. Repita esse processo várias vezes, e mesmo que com sono, cansaço, hereditariedade, ou proximidade à menstruação, você não mais terá olheiras.
Dicas
1. Compre uma batata e esmague-a até fazer um purê. Depois pegue um pedaço de pão branco, molhe-o em leite, misture com o purê de batata e aplique sobre as olheiras. 20 minutos depois, enxágue os olhos com água morna. Vai ver como tudo melhora.
2. Faça um chá de camomila e coloque no freezer. Depois coloque dois algodões molhados nos olhos e deixe-os 15 minutos. É uma ótima opção para tirar as olheiras.
3. Se tiver olheiras com muita frequência, pode comprar uma máscara dessas que se colocam no freezer. O frio ajuda os olhos desincharem.
4. Sobre o Hipoglós, é verdade, clareia… Passe uma fina camada nas olheiras, e deixe por uns vinte minutos no mínimo…. ou passe e vá dormir, limpe bem a pele depois com leite de colônia. Mas cuidado, não deixe que leite de colônia vá dentro dos olhos para evitar que eles fiquem irritados!
Como evitar:
Antes de mais nada, é bom que você saiba que uma boa alternativa para não ter olheiras é evitar que apareçam. O primeiro que tem a fazer é remover bem a maquiagem todas as noites. Aplique em um floco de algodão um pouco de creme demaquilante especial para os olhos e deixe 20 segundos para que penetre bem na maquiagem. Depois com outro algodão, retire o creme bem devagar, preferencialmente de fora até o contorno do olho, quer dizer, da orelha para o nariz. Se você respeitar estes passos, pode ter certeza de que está removendo a maquiagem como uma profissional. Alguns truques de última  hora podem ser úteis, quando se quer estar bonita e se dormiu pouco: lavar o rosto, massageando com água quente, assim como saunas e banhos quentes são excelentes para disfarçar as olheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário